Montagem

Uma junta é uma técnica para criar uma ligação entre várias partes para formar uma montagem. Partes do mesmo material (aço, alumínio, aço inoxidável, liga, plástico, etc.) ou de materiais diferentes podem ser unidas entre si. É possível unir mecanicamente diferentes formas e tamanhos de peças com uma prensa manual, pneumática ou hidropneumática. Esta montagem pode ser rígida ou elástica, articulada ou fixa, desmontável ou permanente.
 

Junção mecânica e prensas manuais, pneumáticas ou hidropneumáticas

 

A montagem é um processo comummente utilizado em muitos sectores industriais que requerem uma ligação entre vários materiais. Permite a produção de peças de todas as formas e tamanhos que podem ser desmontadas, ao contrário da soldadura. No entanto, a força do ponto de ligação é muito elevada. Existem vários métodos de montagem, cada um dos quais satisfaz necessidades específicas, tais como rebitar ou agarrar.
 
Vários tipos de prensas são capazes de unir materiais metálicos: prensas manuais, pneumáticas ou hidropneumáticas. Para o fazer, uma ferramenta específica deve ser associada à máquina. É composto por dois elementos:

 

- a parte inferior, fixada à mesa de imprensa, para receber a peça receptora
- a parte superior para colocar a peça a ser montada. Estas peças são normalmente guiadas para assegurar uma montagem perfeita.
 
As prensas manuais são ideais para montagem quando se pretende montar pequenas séries ou para montagem ocasional. Quando é necessário montar grandes séries (mais de 500 peças/dia), as prensas pneumáticas e hidropneumáticas são as mais adequadas. 

 

De facto, estes últimos oferecem uma maior repetibilidade e, portanto, um ganho em produtividade. Certos sistemas complementares à acção principal da prensa podem ser automatizados, tais como a alimentação de rebites quando a montagem é efectuada pelo processo de rebitagem. A potência destas máquinas também aumenta o conforto do operador e evita perturbações músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (WMSD).

Aplicações de prensas de montagem:

 

  • É possível montar uma multiplicidade de peças em conjunto, de acordo com os muitos tipos de actividades industriais. Por exemplo, é possível fazer um :  
  • Montagem de rolamentos de esferas.
  • Montagem de anéis-guia.
  • Montagem de inserções roscadas ou roscadas
  • Montagem de selos com gaiola de aço.
  • Montagem de pinos.
  • Instalação de molas sob tensão, fixação por parafuso e libertação da tensão.
  • Instalação de roda dentada sobre um eixo.

 

As nossas equipas estão à sua disposição para lhe fornecer a prensa de montagem mais adequada às suas necessidades e para lhe mostrar como escolher a máquina certa para a sua actividade.